top of page

Sou Geonias Araújo ou Gió, conforme relatos de amigos antigos e parentes, sempre gostei de ficar num canto sozinho desenhando, o que deixava dona Merita, mãe dedicada e viúva ainda nova, “preocupada com aquele menino”. mas minha vida sempre foi essa... desenhar. Também aprendi a ler muito novo para destrinchar as palavras das revistas em quadrinhos, uma outra mania que o tempo não apaga.

 

Na verdade não mudei muito, continuo num canto desenhando, escrevendo meus textos ou lendo algo; sobrevivendo com minha arte. Nesta jornada escrevi e desenhei muitas histórias em quadrinhos, criei várias tirinhas e vários, personagens, ilustrei livros e escrevi alguns: A caixa de contos (2001), Imbróglio capixaba (2007), Quadrinhos afins (2011), a primeira edição de Mirandinha, a menina que queria pegar uma estrela (2015) e Este é o meu cabelo! (2018).

 

Com o tempo, me apaixonei por livros infantis, uma área que me dedico cada vez mais, tanto escrevendo quanto ilustrando. Nada me dá mais prazer que criar. Criar e ver satisfação nos olhos de quem aprecia meu trabalho, seja criança ou adulto.

 

 

 

Noélia da Silva Miranda, mestra em Educação no PPGMPE-UFES. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007),especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantojuvenil africana e afro-brasileira, princesas de outras etnias, meninas negras na literatura, infância, educação pública e relações étnico-raciais.

 

Escritora do livro: ZACIMBA GABA, princesa guerreira, "a história que não te contaram",uma história dos negros e negras do ES, publicado em 2015. Autora junto a outras 19 colaboradoras do livro: "De ZACIMBAS A SUELYS" Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo, publicado em 2017, Compositora de 5 músicas gravadas e anexadas no livro: "Mirandinha, a menina que queria pegar uma estrela", do autor e ilustrador Gió Araújo. Recebeu os prêmios "professora Olga Borges", em 2009 e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos antirracismo nas escolas da rede municipal de ensino de Vitória.

 

Recebeu homenagens por relevantes trabalhos prestados aos municípios de Cariacica-ES/2015 e Vitória/ES 2017. Em 2018,recebeu da UNEGRO -ES, homenagem ao dia da mulher negra latina e caribenha. É Professora efetiva e pesquisadora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória-ES.

 

É pesquisadora das questões étnico-raciais e sua escrita segue as linhas da literatura infantil com o olhar específico da valorização das culturas africanas e afro-brasileiras.

bottom of page